Foto: Pixabay (Divulgação)
Esta é a última semana para aproveitar os dias mais longos de verão. É que neste fim de semana termina o horário de verão. Os relógios devem ser atrasados em uma hora na meia-noite deste domingo, 17 de fevereiro.
Seis cuidados ao passear com o cachorro em dias quentes
O ajuste vale para as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).
O horário de verão, que começou no dia 4 de novembro, foi marcado por confusão e houve, inclusive, uma proposta dele ser extinto. A mudança, que nos outros anos é prevista para metade de outubro, foi adiada para novembro por conta das eleições. No meio disso, o MEC pediu ao governo que o adianto dos ponteiros acontecesse no dia 18 de novembro por conta das provas do Enem. O governo acatou a decisão, mas logo voltou atrás.
Vereador deve mudar projeto para evitar fim da função de cobrador em Santa Maria
Na manhã do dia 21 de outubro, quando o horário começaria a valer se não houvesse o adiamento por conta das eleições, brasileiros de várias regiões acordaram sem saber que horas eram. Muitos celulares e computadores "pularam" automaticamente de meia-noite para uma hora da manhã.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece as datas para o início e término do programa, usado para gerar economia de energia. Contudo, o horário de verão vem perdendo importância. Nos últimos anos, o horário de pico no consumo de energia se deslocou do início da noite para o início da tarde, principalmente no verão, quando um maior número de aparelhos de ar condicionado está em operação.
Prefeitura volta atrás e desiste de cortar árvore em frente a novo portão de escola
O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985.